21/10/2013

Construindo trocas e saberes

As trocas de saberes, alegrias, afetos, continuam nos caminhos de nossa Caravana.

Na semana que passou realizamos a oficina "O Ator Criador e a Cena" num diálogo em conjunto do Bira, do Chicão e Eu (Leo). Coube a mim a atenção maior as questões da arte relacionadas a gestão, ao Bira os processos de construção da dramaturgia sonora e ao Chicão o ator compositor e suas relações. Processos individualizados que em nenhum momento pudemos separar, pois acreditamos que os três elementos estão intrincadamente relacionados. Uma oficina aberta em que três "cozinheiros" temperavam cada detalhe da fatia de cada um.
Foi um prazeroso processo que durou três dias e onde pudemos envolver questões pertinentes ao fazer artístico que acreditamos.
De minha parte, especificamente, a gestão artística, destaco a necessidade atual do artista de se reapropriar de imagens e significados que o mundo empresarial tomou emprestado de nosso fazer. Questões ligadas a missão, valores, visão, foco. Concebo a arte de gestar a arte em sua essência. O artista é aquele que concebe, cria, gera, tem uma missão, resignifica visões, discute valores, palavras e significados que o mundo dos negócios espelhou do mundo da arte.

Uma breve pesquisa nos sites de grandes empresas e podemos observar como eles descrevem suas missões de maneira lúdica para envolver o "consumidor". Deixo esse toque: pesquisem os sites e vejam como as empresas se apropriam da ludicidade da arte evitando falar de negócio em venda.

E assim vamos caravaniando nossa arte, trocando, aprendendo, ensinando, discutindo, fecundado-nos e concebendo novas formas.

Agradeço a todos, Leo.


0 comentários:

Postar um comentário