08/10/2013

Dia 05.10 - Conhecendo Alcântara

Em Alcântara visitamos algumas igrejas, em especial a de São Benedito dos Pretos, que tem uma só torre porque eles não tinham recurso pra construir duas. No mangue, adorei ver os 6 cachorros de uma família acompanhando-os nadando ao redor do barco. Um deles se chamava Sem Razão. A dona deles me disse que eles guiam pessoas até a praia.... lindo.

No pelourinho visitamos a área onde os escravos eram castigados em praça pública..... a igreja em ruínas, a prisão.... E provei um doce maravilhoso da região: doce de espécie. Parece uma queijadinha. O nosso guia, o Sr. Edivaldo, nos levou também na bica onde provamos a água pura, foi como tudo o que diz na música do Chico Cesar, "Pedra de responsa": quando fui na ilha maravilha, fui tratado como paxá, deram arroz de cuxá, água gelada da bica....  arroz de cuxá é também uma delícia, o arroz fica verdinho e tem camarões.

Visitamos a igreja Nossa Senhora do Carmo, onde os ricos eram enterrados na parede (pagavam caro por isso) e os menos ricos no chão da igreja. Na ida fomos de barco grande, muitas pessoas a bordo, mas foi tranquilo. Já na volta, gelei de medo, era a subida da maré, pense no balanço! E o barco era bem pequeno.

Na cidade tem um posto que explica tudo sobre a Base de Alcântara, de lançamento de foguetes. Muita tecnologia num lugar simples. Enfim, foi perfeito. E à noite, jantamos mais uma vez no restaurante Dom Francisco e descemos até a praça onde tem de tudo, tambor de crioulo, mpb, reggae, muito reggae por todo lado.