19/10/2013

Um novo circuito Teatral: Anjo da Guarda


Uma casa de espetáculo no centro do bairro Anjo da Guarda.





O Anjo da Guarda é um bairro da cidade de São Luís, no estado brasileiro do Maranhão. Está localizado na área chamada Itaqui-Bacanca. Desta área é o bairro mais importante, destacando-se um intenso comércio e uma relativa vida cultural. O bairro já foi noticiado várias vezes em nível nacional pela apresentação da Via Sacra que é formada por atores do próprio bairro. O Anjo da Guarda possui a maior Via Sacra do Maranhão em termos de estrutura teatral. E também o Bairro possui o Teatro chamado Itapicuruíba, onde são formados vários atores e atrizes. A estação de trem da Companhia Vale está localizada no bairro Anjo da Guarda. Localidade mais populosa da Capital maranhense, segundo dados do IBGE 2007, onde está situado o bairro do Anjo da Guarda, além de mais outros 30 bairros com cerca de 250 mil pessoas. 


Três apresentações do VARADOURO

Tudo começou com a mobilização, com alunos (jovens e adultos), objetivando a formação de plateia nas Unidades Integradas de educação: Ybacamga, Japiaçú e Francisco Ximenes. Um trabalho de sala em sala, com toda equipe do O Imaginário e da Cia Mira Mundo que faz a produção local, um trabalho de troca e de conversa no corpo-a-corpo, mostrando todo o material, entregando os cartazes, panfletos, mostrando o nosso desejo de tê-los nas apresentações no Itapicuraíba.


No dia 17, mais de uma centena de pessoas assistiram ao espetáculo Varadouro, público formado por moradores e estudantes do Ybacanga. Foi como uma estreia do espetáculo, público, espaço, lugar tudo novo, o novo sempre traz um pouco de estranheza, mas no final revela o quando é importante a gente ter uma boa base, o chão firme. Sempre observado pelos olhares atentos da produção e dos anfitriões do Grupo Grita.

           
  Foto
 


Já no dia 18, chegamos no Anjo da Guarda mais cedo, fomos assistir a apresentação do nosso anfitrião, o espetáculo: O Sítio do Pica Pau Amarelo, muitas crianças, de várias escolas de educação infantil. Logo depois da conversa partimos para nossa montagem e em pouco tempo já estava tudo pronto para a apresentação. Duas Unidades Integradas agendas para a apresentação e foi chegando gente, se acomodando nas arquibancadas e nas cadeiras. A cena acontecesse e mais uma vez agrada o público.

Era sábado, dia 19 e lá estávamos nós fazendo a montagem da última apresentação no Anjo da Guarda, nossa preocupação era que o espetáculo estava marcado no mesmo horário do jogo do Sampaio Correia X Macaé, do Rio de Janeiro, que inclusive estavam hospedados no nosso hotel (a cidade para para ver o Sampaio jogar). As ruas da cidade todas interditadas, uma loucura, no Anjo da Guarda, todos indo para o jogo. Saímos pelas panfletando e convidando as pessoas para a apresentação, e assim conseguimos reunir um bom número de pessoas, e junto com os artistas dos grupos locais e da Cia Santa Ignorância, fechamos a nossa plateia. 

Logo após, fizemos um bate papo e a conversar avançou por mais de duas horas. Falamos sobre processos, procedimentos e trocas. Foi uma conversa verdadeira e com muita sinceridade, sobre o nosso trabalho e a importância dos grupos de teatro e do Teatro Itapicuraiba. Desmontamos tudo e voltamos para o hotel. 

Obrigado aos grupos e em especial ao Grita por ter colocado à nossa disposição um espaço maravilhoso. Voltaremos Anjo da Guarda! Aguarde.







0 comentários:

Postar um comentário