13/10/2013

Dia 12.10 – Os Saltimbancos no Anjo da Guarda


A cena teatral de São Luís passa pelo Anjo da Guarda. Muitos talentos e vários grupos, com diferentes linguagens e estéticas. Um profissionalismo de dar inveja! A gente roda e sempre retorna para o Anjo da Guarda.

Ao cair da tarde deste dia das crianças mais uma vez retornamos, para assistir ao espetáculo Os Saltimbancos, da Cia Cambalhotas Expressões Artísticas. A sede já estava com portas abertas e repleta de crianças e adultos. Olhei para o lado da vizinhança e vi que tinha gente entulhada pelos telhados e lajes. Eram muitos.             



Tudo pronto e um anúncio, tendo como base as pancadas de Molière  (o bastão de Molière – Jean-Baptiste Poquelin, bate três vezes contra o piso do palco, com pancadas secas e consecutivas para anunciar ao público o início do espetáculo), começa o espetáculo: um silêncio e um grupo de atores faz a travessia no meio da plateia, uma lembrança a commedia dell'arte, os comediantes italianos que ocuparam um longo período no século XV até o século XVIII.

Os Saltimbancos, onde quatro bichos (o jumento, o cachorro, a galinha e a gata) buscam fugir de seus patrões e após se conhecerem decidem formar um conjunto musical... O trabalho possui uma plasticidade maravilhosa e uma organicidade entre ator e bonecos, envolvem as crianças do começo ao fim. Toda a preparação, a manipulação dos bonecos é de uma preciosidade e de um bom treinamento. Toda a estética estabelecida por seus criadores facilita a circulação dos atores e o desenrolar da história. Tudo muito bem cuidado e bem produzido. 

Um espetáculo hiper recomendado. Vale a pena conferir. Vida longa para vocês Cambalhotas e “Os Saltimbancos”.                   




                                
                                                                                                                          

0 comentários:

Postar um comentário